Em Kingdom Builder, os jogadores constroem os seus reinos medievais através da colocação de construções em territórios diversificados, num colorido tabuleiro modular, em que dificilmente se disputarão duas partidas iguais, uma vez que as cartas e as acções disponíveis também variam a cada partida. Neste jogo familiar para 2 a 4 jogadores, a partir dos 8 anos, o difícil vai ser voltar a arrumar o jogo, pois é fácil de aprender, rápido de jogar (menos de uma hora) e a beleza que proporciona em cima da mesa convida a que a todos ambicionem ser os próximos líderes deste reino imperdível.
No Kingdom Builder, os jogadores criam os seus próprios reinos construindo habilmente as suas povoações, com o objectivo de ganhar o máximo de ouro no final do jogo.
Nove tipos diferentes de terreno estão no tabuleiro de jogo variável, incluindo locais e castelos. Durante a sua vez, um jogador joga a sua carta de terreno e constrói três assentamentos em três hexágonos deste tipo. Se possível, um novo povoado deve ser construído ao lado de um dos povoados existentes desse jogador. Ao construir ao lado de um local, o jogador pode ter uma acção extra que poderá utilizar a partir da sua próxima vez. Estas acções extra permitem acções extraordinárias, tais como mover os seus assentamentos.
Ao construir ao lado de um castelo, o jogador ganhará ouro no final do jogo, mas a maior parte do ouro será ganho ao satisfazer as condições das três cartas do Construtor do Reino; estas três cartas (de um total de dez no jogo) especificam as condições que devem ser satisfeitas para ganhar o ouro muito desejado, tais como ganhar ouro para os seus assentamentos construídos ao lado de hexágonos de água ou ter a maioria dos assentamentos num sector do tabuleiro.
Cada jogo, os jogadores utilizarão um conjunto aleatório de cartas do Kingdom Builder (3 de 10), acções especiais (4 de 8), e sectores do terreno para construir o mapa (4 de 8), assegurando que não jogará o mesmo jogo duas vezes!