Os apanhadores de uvas disputam a herança de uma magnífica vinha abandonada. Quem conseguir obter a melhor produção de uvas deste vinhedo será o dono do valioso terreno. Os jogadores avançam ao longo do tabuleiro, apanhando as cartas com as uvas mais interessantes e tentando obter o melhor preço por elas nas adegas locais. Se se apressarem, podem conseguir apanhar as melhores cartas, mas arriscam-se a não ter uvas suficientes. Se demorarem mais tempo, podem ficar a ver os rivais a obter as melhores colheitas!
Ao lado da montanha está a vinha mais espetacular que o mundo já viu. As melhores variedades de uvas crescem fortes devido às condições do solo e clima. Infelizmente, o seu dono é velho e não lhe dá a atenção que merece há algum tempo. Ciente disso, ele procura quem saiba cuidar da terra dos seus ancestrais e devolvê-la à sua antiga glória.
Em La Viña, os jogadores vão competir para tirar o máximo proveito deste campo. Como aspirantes à herança, deverão avançar pela plantação colhendo as melhores uvas, que as diferentes adegas estarão à espera para transformarem em vinho. Terá que decidir se é melhor ir em frente e colher os cachos mais suculentos ou ir com calma e colher cachos menores ou mais variados. Dependendo da adega, eles solicitarão colheitas mono-casta, ou podem estar à procura de combinar o mosto de diferentes tipos de uvas para fazer os seus lotes. E na pior das hipóteses, se a nossa colheita de uvas acabou mais caótica do que o esperado, podemos sempre fazer a nossa entrega para a cooperativa com um preço menor. Isso é sempre melhor do que nada!
Já comentámos que a vinha está totalmente abandonada. A ponto de ser fácil encontrar todo tipo de ferramentas espalhadas entre as vinhas. Os jogadores farão bem em recolher estes utensílios, talvez um pouco estragados, para maximizar o seu caminho através da vindima. É que o cuidado dos nossos utensílios é fundamental, assim como ter capacidade suficiente para transportar as nossas uvas. Durante o jogo podemos comprar cestos maiores e, assim, fazer entregas maiores.
Por fim, assim que um dos jogadores fizer a sua última recolha, passaremos às contas para ver qual deles conseguiu aproveitar ao máximo a sua visita a La Viña.
La Viña é um jogo desenhado por José Ramón Palacios, ilustrado por Joan Guardiet. Este título pode ser um entretenimento muito interessante para jogadores experientes desfrutarem de um bom copo de vinho, mas será óptimo poder partilhá-lo com aqueles amigos que podem não ser tão fãs. Se os amigos fizerem um pouco de esforço, eles podem divertir-se, e a maioria dos jogadores vai divertir-se duas vezes: para a sua própria experiência de jogo e para ver como novos amigos entram no mundo dos jogos de tabuleiro modernos. Muitas vezes, quando somos convidados para jantar, costumamos levar uma garrafa de vinho. Com este título, poderemos transportar toda La Viña!