O jogador começa com uma tribo pequena e com vontade de erguer a sua grande civilização .Expanda as suas fazendas e minas para ganhar recursos para construir as suas cidades. Isto estabelece as bases para avanços científicos, melhores governos, e grandes maravilhas. Escolha líderes sábios cujo legado guiará o seu povo em direcção à grandiosidade. Reforce o seu exército para proteger as suas fronteiras e para expandir o seu território. Molde a história com a sua habilidade política.
Uma economia forte, tecnologia avançada, cidadãos felizes, governos esclarecidos e um exército forte - a sua civilização precisa ir bem em muitas áreas. O jogador pode-se destacar em algumas áreas, mas não deve ficar para trás em outras. Ajuste a sua estratégia para as oportunidades que o jogo oferece. Os seus rivais buscarão vantagens através de guerras e política, por isso você deve manter as suas defesas erguidas. Mas não negligencie as coisas boas da vida, porque a civilização com mais influência cultural vencerá.
Through the Ages: Uma Nova História da Civilização é a nova edição de Through the Ages: Uma História da Civilização, com muitas mudanças pequenas e grandes para as cartas do jogo ao longo das suas três idades e extensas mudanças na forma de funcionamento militar.
Through the Ages é um jogo de construção civil. Cada jogador tenta construir a melhor civilização através de uma cuidadosa gestão de recursos, descobrindo novas tecnologias, elegendo os líderes certos, construindo maravilhas e mantendo um exército forte. A fraqueza em qualquer área pode ser explorada pelos seus oponentes. O jogo tem lugar ao longo dos tempos, começando na era da antiguidade e terminando na era moderna.
Um dos principais mecanismos na Through the Ages é a elaboração de cartas. Tecnologias, maravilhas, e líderes entram em jogo e tornam-se mais fáceis de redigir quanto mais tempo estiverem em jogo. Para utilizar uma tecnologia, será necessária ciência suficiente para a descobrir, comida suficiente para criar uma população para o homem e recursos (minério) suficientes para construir o edifício para a utilizar. Ao mesmo tempo que equilibra os recursos necessários para fazer avançar a sua tecnologia, é também necessário construir um exército. Os militares são construídos da mesma forma que os edifícios civis. Os jogadores que têm um exército fraco serão presas por outros jogadores. Não existe um mapa no jogo, pelo que não pode perder território, mas os jogadores com militares superiores roubarão recursos, ciência, matarão líderes, levarão população ou cultura. É muito difícil ganhar com um grande exército, mas é muito fácil perder por causa de um militar fraco.
A vitória é alcançada pelo jogador cuja nação tem mais cultura no final da era moderna.